Prosimetron

Prosimetron

sábado, 18 de julho de 2009

Quem me pode ajudar!?

Começo por confessar que conheço muito mal os chamados evangelhos apócrifos ou Proto-evangelhos. E julgo que será lá que está a solução!
Mas também poderá estar num auto de pastores da literatura medieval francesa que também conheço mal... ou nos dois.

Mas como existem muitas estrelas no céu... pode ser que apareça uma ajuda... e se encontre a fonte!

Passei muitas horas, para não dizer dias, tentando estudando a imagem que acompanha a hora chamada de terça no Livro de Horas que ando estudando.

Aqui fica a imagem
("clicando" na mesma ela fica grande)

É feita numa oficina francesa no findar do século XV. Os pastores aparecem com nomes. Duas são mulheres: Alison e Mahauld; quatro são homens: Aloris, Ysanber, Gobin le Gay e le beau Roger .

Pergunta: aonde se foi inspirar o desenhador para atribuir estes nomes aos pastores?

Os pastores fazem oferendas ao Menino, oferendas humildes para fazer contraste com as dos Magos, mas que transmitem uma mensagem!

Alison: oferece maçãs, tem uma na mão direita e outras no regaço.

Mahauld: oferece um cordeiro.

Gobin le Gay: parece oferecer um pão. Será um pão?

Roguer: que oferecerá?... a resposta está de certeza no texto inspirador... parece-me uma flauta. Será?

Aloris: oferece ???? uma lanterna???? ou um vasilhame que transportava vinho??? ou que transporta óleo, bálsamo, azeite???

Ysanber: oferece somente o seu reconhecimento e a sua adoração ou está a oferecer qualquer outra coisa que eu não consigo observar.

Mensagem:
Maçã - Cristo o novo Adão;
Cordeiro - Filho de Deus que se fez homem através da Virgem;
Pão (?): Corpo de Deus;
Vinho (?): sangue de Deus;

ou
Azeite / bálsamo / óleo (?): óleo salvador, presente no baptismo;
Lanterna (?): a nova luz da salvação;

Flauta: a alegria da vida (?)



E qual o simbolismo para a presença do cão... ou será apenas guarda do rebanho...

Quem me pode ajudar?

5 comentários:

LUIS BARATA disse...

Parece-me que a resposta não estará nos Evangelhos Apócrifos, mas sim na tua segunda hipótese: os autos de pastores,no caso os "mistérios" medievais franceses, com o seu tom de burlesco associado ao tema da Natividade.
Segundo consegui apurar até agora, as figuras femininas são casadas com alguns dos homens, mas não percebi quem é casado com quem, e parece que estas personagens só aparecem nos livros de horas do famoso impressor parisiense Simon Vostre e em mais nenhum outro.E porquê? A pesquisa vai continuar...

LUIS BARATA disse...

Cometi um lapso: o impressor deve ter sido o Pigouchet, também famoso, para o editor Simon Vostre. A pressa é inimiga da perfeição...

Jad disse...

Confirmo que só eram conhecidas nos livros de horas ligados ao círculo do livreiro Simon Vostre. As chapas foram utilizadas por outros impressores, entre eles o que imprimiu as horas portuguesas, mas ainda não é conhecida a investigação. A minha primeira suspeita foi para os autos dos pastores, mas pensei que estava a ser demasiado herético...
Obrigado desde já. Aguardo mais pistas... quem era casado com quem... o que é que ofereceram... e no fim ... a fonte, para poder citar e agradecer no impresso.

LUIS BARATA disse...

Quanto ao conteúdo do vasilhame, pode ser mel,já que aparece como oferenda em vários autos de pastores ou pastorelas, a par de fruta e pão.

Jad disse...

Este post foi continuado em outro publicado no dia 19 de Julho.