Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Grandes Senhoras - 24 : Sara Montiel

Nascida em 1o de Março de 1928, como María Antonia Alejandra Vicenta Elpídia Isidora Abad Fernández, Sara Montiel é a maior estrela espanhola de todos os tempos. Começou pelo cinema aos 16 anos, depois de ter ganho um concurso de talentos na sua província natal de Ciudad Real. Mas só no seu segundo filme é que adoptou o nome de Sara Montiel, em homenagem à sua avó Sara e aos campos de Montiel da sua região natal. O sucesso cinematográfico em Espanha levou-a ao México, onde fez 12 filmes em 5 anos, e depois a Hollywood, onde se estreou em 1954, no filme Vera Cruz contracenando com Gary Cooper e Burt Lancaster e dirigida por Robert Aldrich. Seguiram-se Serenade (1956) , com Mario Lanza e Joan Fontaine, dirigida por Anthony Mann com quem casou no ano seguinte, e Run of the arrow (1957) , de Samuel Fuller, em que contracenou com Rod Steiger e Charles Bronson.
Ainda em 1957, Sara Montiel voltou a Espanha para rodar o musical El Ultimo Cuplé de Juan de Orduña e o sucesso deste filme foi tão grande que decidiu voltar para Espanha e abandonar Hollywood. Seguiram-se mais 15 enormes sucessos em filme, os filmes de Montiel dos anos 60 que todos conhecemos: La violetera, Mi ultimo tango, La Mujer Perdida etc.
Durante as décadas de 50 e 60, gravou ainda trinta álbuns e actuou nos palcos e estúdios de televisão de todo o mundo.Só em 1974 é que deixou o cinema, mas continuou a gravar e a actuar ao vivo até à década de 90, já uma lenda viva. Em 2006 abandonou definitivamente o mundo do espectáculo.

4 comentários:

LUIS BARATA disse...

Esqueci-me de dizer que este tango tão bem cantado por Sarita Montiel, é do filme Mi Ultimo Tango. Aliás, os argentinos, que são tão esquisitos com o seu tango,renderam-se às interpretações de Sara Montiel.

Anónimo disse...

Não conhecia. Gostei.
A.R.

Anónimo disse...

Quando era miúda, vi alguns filmes da Sarita Montiel no cinema Avis. Alguém se lembra deste cinema? Ficava na Av. Duque d'Ávila, no local onde está o Pingo Doce.
M.

Anónimo disse...

realmente sara es una gran senhora...trabaje col ella en brasil,na tv tupy de são paulo,en 1976(?) hacido una de las mas
bellas recordaciones que tengo en mi vida profesional.hasta hoy la recuerdo e sigo su historia.una senhora lista,inteligente bella e acima de todo gran artista. me orgulho de conocerla.ernesto brasil