Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Os meus poemas -8

solta a alegria! que fique desatada!
esquece a ânsia que rói o coração.
tanta doença foi assim curada!
a vida é uma presa, vai-te a ela!
pois é bem curta a sua duração.

e mesmo que a tua vida acaso fosse
de mil anos plenos já composta
mal se poderia dizer que fora longa.
seres triste sempre não seja a tua aposta
pois o alaúde e o fresco vinho
te aguardam na beira do caminho.

os cuidados não serão de ti os donos
se a taça for espada brilhante em tua mão
da sabedoria só colherás a turbação
cravada no mais fundo do teu ser:
é que, de entre todos, o mais sábio
é aquele que não cuida de saber.

Al - Mu'tamid
governador de Silves, rei da taifa de Sevilha
(Beja, 1040 - Marrocos,1095)

tradução de Adalberto Alves

3 comentários:

Anónimo disse...

Belo poema.
M.

Anónimo disse...

Viva Joao Mattos e Silva,
Lindo! Especialmente os quatro versos finais.
Este poema de Al Mu'tamid do seculo XI era por mim ignorado.
Estou agradecida.

LUIS BARATA disse...

Ás vezes não nos lembramos, ou pelo menos eu nem sempre me lembro, que eles estiveram "por cá" durante séculos...