Prosimetron

Prosimetron

domingo, 30 de novembro de 2008

O Advento

Celebra-se hoje o primeiro domingo de Advento. A expressão Advento, num contexto natalício, pouco familiar é aos portugueses.

Nos países de tradição germânica, as quatro semanas que antecedem o Natal são conhecidas precisamente pelo tempo do Advento, em que se aguarda a vinda de Cristo na noite de Consoada. A igreja católica, que inicia hoje um novo ano litúrgico, sugere aos seus fiéis um tempo de preparação interior e de reflexão.

Inúmeras são as canções de Advento e de Natal que acompanham esta época. Infindáveis são as receitas de pastelaria que enriquecem os hábitos alimentares durante estes dias. Qualquer localidade, por mais pequena que seja, oferece aos seus habitantes um mercado de Natal, recheado de todos os acessórios típicos desta época.

Em suma, o Advento, vivido intensamente por crianças e adultos, representa uma das mais belas estações do ano.

A coroa de Advento na primeira imagem é indispensável em qualquer lar alemão: a partir de hoje, e nos seguintes domingos até ao Natal, acende-se uma vela.


Outra tradição característica agrada em particular às crianças: o calendário de Advento, composto por 24 janelas, esconde uma surpresa para cada dia entre 1 e 24 de Dezembro. Na maioria dos calendários, são figuras natalícias de chocolate que garantem uma espera ansiosa pela 24ª janela.

Por isso, terão os estimados leitores também a possibilidade de abrir simbolicamente 24 janelas até ao Natal: um calendário de Advento, adaptado ao mundo da blogoesfera, a partir de amanhã.

4 comentários:

Anónimo disse...

Também tive calendários do advento. O problemaéra só abrir uma janelinha por dia...
E costumo comprar, quando encontro, para as crianças. Agora são muito mais «finos» (leia-se: consumistas), trazem um chocolate em cada janela.
M.

Anónimo disse...

Correcção de gralha:
... O problema era...
M.

LUIS BARATA disse...

Gostei da ideia desde o primeiro momento em que sobre ela conversámos.Fico a aguardar as surpresas adventícias.

Anónimo disse...

Nunca tive um calendario do advento. Talvez porque nao era tradicao na minha familia.
O que apresenta e bonito. Compro para a minha filha. Ela gosta, eu acho que e consumismo...
(Desculpe o portugues sem assentos)
A.R.