Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

From Russia with love - tributo a Matt Monro

O mundo da música anglo-saxónica criou a rubrica do Easy Listening, em que reúne as grandes vozes internacionais do pós-guerra. Os Rat Pack, com Frank Sinatra a liderar o lendário quinteto, enquadram-se neste género da mesma forma que outras estrelas do entertainment norte-americano, entre elas, Doris Day, Conny Francis ou Julie London. O Reino Unido prima com uma voz em particular, a de Matt Monro. Monro nunca terá ascendido ao estatuto de estrelato de outros cantores da sua geração. Em Portugal, continua praticamente desconhecido. Contudo, a sua voz foi tão clara e suave que o próprio Sinatra terá considerado Monro o melhor “balladeer Britain ever had”.

Matt Monro
nasceu em Londres a 1 de Dezembro de 1930. Após o serviço militar em Hong Kong, regressou à capital britânica onde se empregou como condutor de autocarros.
Descoberto pela pianista Winifred Atwell, Monro, contratado pela Decca, iniciou as suas primeiras gravações – com pouco êxito comercial, apesar de algumas aparições radiofónicas na Radio Luxembourg e na BBC. O momento decisivo de viragem ocorreu quando o produtor da EMI, George Martin, procurava uma voz que inspirasse Peter Sellers a copiar o melhor possível o timbre e o estilo de Frank Sinatra para o álbum previsto Songs for Swinging Sellers. A gravação de Monro foi tão extraordinária que Martin contratou o jovem artista desconhecido para a EMI.

Assim, e a partir de 1960, Matt Monro marcava presença regular nos charts britânicos. Canções como Portrait of my love, From Russia with love (banda sonora do 007) ou Born Free (banda sonora do filme homónimo) tornaram-no conhecido de um vasto público. Walk away foi o maior sucesso, uma versão cover de Warum nur, warum do austríaco Udo Jürgens que, em 1964, representara o seu país no Festival Eurovisão da Canção (nessa mesma edição, Matt Monro concorria pelo Reino Unido com I love the little things, tendo-se classificado em 2º lugar).

Os admiradores do Singing Bus Driver dificilmente encontram uma gravação na YouTube, que transmita adequadamente a categoria vocal deste artista. Segue, como pequeno tributo, From Russia with love de 1963 que nos mostra Monro, Connery, a leading bond girl Daniela Bianchi em imagens bem cativantes e a fascinante Lotte Lenya (no seu papel menos fascinante...)

Vítima de cancro, Matt Monro morreu aos 54 anos em 1985.


<

9 comentários:

Anónimo disse...

Adorei Matt Monro, de facto e semelhante ao de Voice. Mas o Sinatra e o Sinatra. Tambem mostrou o melhor James Bond.
A.R.

MR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miss Tolstoi disse...

От Россия с влюбленностью

Jad disse...

Cara Miss Tolstoi
De Portugal também...

Miss Tolstoi disse...

Caro Jad,
Estou a ver que anda com um curso intensivo de russo...
Поздравления!

Anónimo disse...

поцелуй

Miss Tolstoi disse...

Se é para mim, respondo:
Добро пожаловать. Спасибо.

Anónimo disse...

Спасибо

Anónimo disse...

Green Tea, Beautiful Fault...