Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Curiosidade do dia


Foi neste mesmo dia, mas no ano de 1901, que King Camp Gillette registou a patente do primeiro aparelho de barbear. Uma invenção que viria a revolucionar um dos rituais no universo masculino. Numa manhã quente de 1895 este americano, funcionário da Companhia de Selos de Baltimore, idealizou uma nova forma de barbear, mais prática e que substituísse a tradicional navalha. Mais tarde e com a ajuda de um engenheiro mecânico Gillette começou a produzir os primeiros aparelhos que permitiam um barbear de longa durabilidade com recurso a pequenas lâminas de aço, afiadas dos dois lados e com a vantagem de serem descartáveis. Depois disso o desafio maior foi o de mudar os hábitos de barbear vigentes na época. Durante a Primeira Guerra Mundial, um grande passo foi dado nesse sentido, quando Gillette enviou um aparelho de barbear a cada soldado americano, cerca de 3,5 milhões de aparelhos e 36 milhões de lâminas. A ideia resultou em pleno criando naqueles militares o hábito de se barbearem em casa evitando as idas ao barbeiro. A partir daí a marca, uma das mais poderosas a nível global não mais parou e hoje quase um bilião de pessoas usa um produto Gillette todos os dias.

2 comentários:

Anónimo disse...

Giríssimo! A verdade é que a marca Gilette passou a designar as lâminas e essas pequenas máquinas de barbear, mesmo as que não são da marca Gilette. Não é caso único. Há o Kispo, etc.
M.

Anónimo disse...

Foi um boa recordação que me suscitou das lâminas que usava o meu Pai - se a embalagem não era essa era muito semelhante- exactamente no dia em que faria 108anos.