Prosimetron

Prosimetron

sábado, 6 de dezembro de 2008

Calendário de Advento: 6 de Dezembro

Celebra-se hoje o dia de S. Nicolau. Este santo, pouco venerado em Portugal, terá sido bispo em Myra (hoje Demre, Turquia) na primeira metade do século IV e terá falecido a 6 de Dezembro do ano 350.

A adoração por este santo conheceu o seu auge na Idade Média. Narram as lendas que S. Nicolau, proveniente de famílias abastadas, terá distribuído o seu património pelos pobres e desfavorecidos. Talvez a essa generosidade se deve a tradição, enraizada em muitos países da Europa Central, de surpreender as crianças com pequenos presentes, em antecipação às prendas do Menino Jesus, a 24 ou 25 de Dezembro.

S. Nicolau é padroeiro dos navegantes (o santo terá acalmado uma intempérie no mar alto…) e dos comerciantes. Segundo outras fontes literárias, este santo protege juristas e detidos. Todas as referências a este bispo são, no entanto, unânimes numa particularidade: S. Nicolau é um grande amigo das crianças e dos alunos escolares.

Padroeiro da Rússia, Sérvia e Croácia, é ainda popular em muitas localidades no Sul de Itália, nomeadamente em Bari, onde se encontram os restos mortais deste santo desde o século XI.

O ícone russo na imagem, da autoria de Aleksa Petrov de 1294, demonstra bem que o bispo da Antiguidade muito pouco se assemelha ao produto de Marketing americano do século XX …

2 comentários:

Anónimo disse...

Bonitas imagens, mesmo a americana.
M.

Anónimo disse...

Lindas as duas imagens e a conotação que deixa em aberto da coca-cola é o máximo... embora seja bonita. Será anos 50?

Os contrastes são sempre interessantes de observar.
A.R.