Prosimetron

Prosimetron

sábado, 6 de dezembro de 2008

O bloco central


Na semana passada, transcrevi parte da coluna do Pedro Norton sobre o caso BPN, publicada na Visão, em que o jornalista falava do bloco central dos negócios. A nossa MR indignou-se pois que achou abusivo falar-se de "bloco central" a propósito do caso ou casos BPN pois que até à data apenas se falava de políticos do PSD. Reservei a minha opinião, porque é habitual que os jornalistas apenas vão "deitando cá para fora" parte do que sabem, gerindo a informação que vão obtendo.
E não me enganei. Na Visão desta semana, uma das chamadas de capa é precisamente para a empresa, agora mais conhecida, Valor Alternativo, propriedade de Dias Loureiro e Jorge Coelho...
Há pouco, ouvi na SIC que Dias Loureiro vai esta noite ao telejornal daquela estação prestar esclarecimentos sobre a Valor Alternativo, pelos vistos também envolvida em episódios pouco claros.
Não quero ser demagógico, mas é verdadeiramente surpreendente como esta geração de políticos, os do cavaquismo mas não só, conseguiu acumular milhões em escassos anos, sendo certo que a grande maioria deles tem origens humildes, e com relativamente poucos anos de actividade fora da política.

7 comentários:

MR disse...

Se assim é, dou a mão à palmatória. Mas sem menina de cinco olhos, please! (Já não é do meu tempo!)
E se há nomes que digam os nomes. Eu não suporto é insinuações que ficam sempre a pairam no ar. Não só em relação a este caso.

Anónimo disse...

O Jorge Coelho, o homem da Mota-Engil, é socialista à maneira dele...

Anónimo disse...

Há muitos socialistas à sua maneira... quando não se tem que lutar pela liberdade ... e se cresce rápido à custa das necessidades do partido é o que dá!
A.R.

O poder corrompe... (felizmente ainda resiste uma minoria).
A.R.

Anónimo disse...

É VERGONHOSA ESTA PROMISCUIDADE ENTRE A POLITICA E OS NEGÓCIOS.

Anónimo disse...

No seguimento do post do nosso Luís leiam também a última Sábado, concretamente, o artigo sobre como Dias Loureiro foi enriquecendo... Então a forma como ele foi melhorando de casa ao longo do tempo pode ser bem esclarecedora.

Anónimo disse...

Caro Luís,
Achas razoável falar de bloco central quando apenas se fala do Jorge Coelho? Comparando com os vários nomes associados ao PSD, parece-me exagerado.
Não haverá aí um preconceito contra o PS?

LUIS BARATA disse...

Caro anónimo das 14h,
Se me conhecesse bem, porque pelos vistos conhece-me de algum modo pois que me trata familiarmente, saberia que não tenho qualquer preconceito contra o PS.O meu preconceito tem sim a ver com os que se servem da política para enriquecer de modo pouco claro. O que vale para qualquer partido. O que se passa é que entre nós o poder tem sido exercido praticamente numa alternância PS-PSD, portanto não é de admirar que as ovelhas negras sejam oriundas destes partidos.