Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 5 de março de 2009

Berlim inaugura monumento em memória dos judeus mortos (2005)!

O post do Luís Barata levou-me a procurar este monumento em memória das vítimas do holocausto. Quando estive em Berlim ainda não estava concluído, com pena minha. Deixo aqui dois excertos que saíram no Público aquando da inauguração.

MONUMENTO
«(…) Concebido pelo arquitecto Peter Eisenman, o monumento [aos judeus vítimas do nacional-socialismo] é como uma floresta de 2711 blocos de betão antracite, que ocupa uma área de 19 mil metros quadrados [qualquer coisa como um estádio de futebol] entre a Porta de Brandeburgo e o Reichtag, a dois passos do bunker onde Adolf Hitler se suicidou a 30 de Abril de 1945. Impossível encontrar localização mais simbólica. (…)»
Helena Ferro de Gouveia, Frankfurt, in Público de TR 10 MAI 05
Berlim inaugura monumento em memória dos judeus mortos, Helena Ferro de Gouveia, Frankfurt, In Público de 10/5/05.
O monumento, lancinante de sobriedade, demonstra que "não existe nenhum recalcamento do crime que faz parte da identidade alemã", na análise de Wolfgang Thierse, presidente do Parlamento (Bundestag), que hoje fará a inauguração oficial. Distantes, com uma precisão prussiana, 95 centímetros uns dos outros, os pilares não permitem que duas pessoas caminhem lado a lado no interior do monumento lado a lado. O objectivo é levar o visitante a avançar sozinho, a experimentar " o que significa a solidão, a impotência , o desespero", explica Wolfgang Thierse. A sentir a desorientação das vítimas do Holocausto.

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Espero vê-lo in loco brevemente.

AR disse...

Infelizmente não morreram só judeus na 2ª guerra, e mais infeliz é que os actuais judeus continuem a pretender ser os únicos mortos durante aquele conflito e além disso a tentar tirar dividendos às custas dos seus antepassados mortos, algo que têm conseguido na maior parte dos casos, mesmo do Vaticano.