Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 3 de março de 2009

Profecias das Coisas Filosóficas, Leonardo da Vinci.

O filme "O Leitor" levou-me de viagem à História, deixo a minha homenagem
à memória de um historiador que fez parte da minha adolescência A.H.de Oliveira Marques.


Leonardo da Vinci


Profecias das Coisas Filosóficas

Felizes são os que derem ouvidos às palavras dos mortos. – Ler as boas obras e conservá-las. [I, 64 r]

Leonardo da Vinci, Bestiário, Fábulas e Outros Escritos, Lisboa: Assírio e Alvim, 2007, p. 82.

…e para o comentador/a que apreciou Leonardo da Vinci

4 comentários:

João Mattos e Silva disse...

Uma excelente reflexão e um excelente conselho.

Miss Tolstoi disse...

Também me parece. Só que normalmente não se lêem e mesmo quando se lêem não se aprende grande coisa.

LUIS BARATA disse...

Não foi dele a primeira História de Portugal que li, mas foi seguramente a primeira séria que li, séria no sentido científico, metodológico.
Foi um presente de Natal dos meus pais a primeira edição que tenho da História de Portugal de O.Marques, então ainda com dois volumes. Ofereceram-me porque já se manifestava o meu pronunciado gosto pela História, que seria amplificado pela leitura da obra.
Foi lida e relida, e nota-se, mas não seria capaz de me desfazer dela.

ana disse...

Caro Luís Barata,
Essa é a História de Portugal, do Professor A.H. Oliveira Marques, que eu tenho, bem velhinha mas foi como afirma: "séria no sentido científico, metodológico".