Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 3 de março de 2009

Desemprego e formação

Duas notícias relacionadas com desemprego e formação foram aquelas que hoje me cativaram mais a atenção na ronda pela imprensa diária. No primeiro caso, fiquei surpreendido ao ler no Diário Económico que “há cursos de áreas, mesmo com baixa empregabilidade, que garantem aos seus licenciados uma colocação rápida no mercado de trabalho. Exemplo disso é o de Finanças do ISCTE ou Gestão do ISEG: têm apenas um inscrito nos centros de emprego, apesar de pertencerem às ciências empresariais, uma das áreas com mais desemprego”. A novidade não deixa de surpreender quando se sabe que em Janeiro deste ano inscreveram-se naqueles centros 70.334 trabalhadores com o sector da construção a liderar os números. Ainda segundo dados do IEFP só no 4º trimestre de 2008 registaram-se 574,2 mil portugueses numa taxa oficial de desemprego que se situou nos 7,8% embora contrariada pela taxa efectiva que alcançou os 10,2%.
Quanto à formação das nossas forças desegurança também não foi animador saber que três em quatro GNR e PSP não fizeram o secundário (dados de 2006). Mais adiante a notícia veículada pelo DN dá conta de algumas mudanças no âmbito do programa “Novas Oportunidades” que até 2010 vai aplicar-se àqueles agentes através da concessão de certificados do 9º e 12º ano. Mesmo assim e para que a realidade não seja tão desanimadora, a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia veio logo reagir a estas declarações afirmando que “o número de agentes da PSP com cursos superiores aumentou de 22,8 para 37,2% em nove anos; que 34,9% dos polícias têm o 12º ano e 15,9% o 11º ano. Também na GNR contam-se 18 doutorados, 804 licenciados, 4512 com o 12º ano e 9666 com o 9º ano e dez, a antiga 4ª classe”.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Novas Oportunidades" é algo que me causa arrepios!... pelo que li é = Aprender de acordo com os conhecimentos e o ritmo do aluno!
Assim, um transmontano nunca se sentirá como um peixe na água se tiver que ir trabalhar no Algarve ou em Setúbal e vice-versa.
Novas Oportunidades = curriculum à medida de cada um(!).
VEJA-SE UM PORTUGUÊS DE PORTUGAL SEM TER AS MESMAS OPORTUNIDADES: SIM PORQUE UM CONIMBRICENSE OU UM ALFACINHA (PORQUE TÊM ACESSO A INFORMAÇÃO) TÊM CURRÍCULOS MELHORES DO QUE UM CIDADÃO DA AMARELEJA OU DE FREIXO DE ESPADA À CINTA, QUE NÃO PODE USUFRUIR DE UM CURRÍCULO NACIONAL!

MARAVILHA DAS MARAVILHAS TEM-SE O 12º ANO A APRENDER O QUE PIAGETS E OUTROS QUE TAIS DEFINEM COMO PEDAGOGIAS.
BEM-VINDOS, DESTE MODO AO SUCESSO DO PORTUGUÊS...
IGUALDADE?
A.R.

Anónimo disse...

E quantos efectivos tem a GNR?
M.