Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 5 de março de 2009

Carrilho da Graça. Arquitectos III

O terceiro arquitecto da minha escolha recai num arquitecto português, João Luís Carrilho da Graça e a sua obra de reconstrução do Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa (Crato).

Fundado em 1356, o Mosteiro da Ordem do Hospital de Flor da Rosa constitui um dos mais emblemáticos exemplos de Mosteiro fortificado existentes no nosso país. A sua igreja mantém o essencial da arquitectura gótica original, de nave única, com o arco do cruzeiro de dimensões invulgares, o abobadamento em ogiva e as grandes massas despidas, com aberturas apenas nos registos superiores. No entanto, sofreu várias alterações, sobretudo nos séculos XI e XVII. Todo o edifício possui altas paredes ameadas, em granito aparelhado. Da primitiva traça conserva algumas torres com portas e janelas ogivais, frestas em arco aguçado, impostas e colunelos; a feição actual do edifício é fruto das obras efectuadas na década de 40 do Séc. XX.

Em 1995, parte do conjunto foi adaptado a Pousada da Enatur. O excelente trabalho de Carrilho da Graça, a meu ver, faz deste espaço uma beleza indescritível. A ruptura com o velho edifício é feita de forma natural, simples e minimalista que realça a beleza histórica do mosteiro-fortaleza.


As obras mais conhecidas do arquitecto são: o Pavilhão do Conhecimento dos Mares (Expo 98), Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa), pelo qual recebeu o prémio Secil, em 1996; a Igreja de São Paulo (Macau), o Convento de Jesus (Setúbal) e o Convento de São Francisco (Coimbra), o Théâtre & Auditorium de Poitiers, acabou por restaurar o edifício do Museu do Oriente (Lisboa) e tem como projectos quase terminados a Escola Superior de Música de Lisboa e a Igreja de Santo António (Portalegre). Em 2008 devido à coerência e harmonia patente na sua obra recebeu o prémio Fernando Pessoa.

4 comentários:

LUIS BARATA disse...

Outra excelente escolha. Parece é que não é de trato muito fácil.

Anónimo disse...

Gosto da Escola de Comunicação Social.
O Convento de Setúbal já foi restaurado?
M.

ana disse...

M,
O Convento de S. Francisco a que me refiro é o de Coimbra. Não sei se já começaram as obras no de Setúbal mas acho que bem precisa. Já não vou lá há uns anos mas estava muito degradado.

Anónimo disse...

Ana,
Não me referi a nenhum Convento de S. Francisco. Perguntei apenas se o Convento de Jesus, de Setúbal, já tinha sido restaurado, dado que a Ana fala dele no seu post.
M.