Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 4 de março de 2009

Orquídea y Colibrí


HEADE, Martin Johnson
Orquídea y colibrí cerca de una cascada de montaña, 1902
Óleo sobre tela
38,2 x 51,5 cm
Colecção Carmen Thyssen-Bornemisza em depósito no Museo Thyssen-Bornemisza


Miss Tolstoi enviou um postal de Madrid. Nele diz que não pode esquecer os "amantes" de orquídeas que existem no Prosimetron e por isso envia o "recuerdo". Diz também que achou "este quadro sui generis".

Obrigado, cara comentadora Miss Tolstoi e cara amiga do Prosimetron!

Realmente Heade estudou os colibris, no Brasil, entre 1863-64 e as orquídeas, na Jamaica, em 1870. Desde então estes dois elementos povoaram a sua imaginação e o seu trabalho quase não deixando de estar presentes na sua arte nos últimos anos de vida. Este quadro é pintado trinta anos depois, quando o artista tinha 83 anos de idade.

A vida e a obra de Heade são complexas. Casa aos 64 anos (1883) e começa a pintar as paisagens pantanosas da Florida (USA) e fazendo composições de natureza morta, orquídeas e colibris...

Neste maravilhoso quadro mostra, a meu ver, a sua alma (num primeiro plano) com a flor dominante, em grandes dimensões, e o colibri sobre um fundo de montanha.

Obrigado! Miss Tolstoi

8 comentários:

ana disse...

Obrigada Miss Tolstoi, a orquídea é bonita e o quadro tem uma bela atmosfera!

ana disse...

Miss Tolstoi,
Tentei enviar-lhe um e-email mas não sei se consegui porque nunca utilizei o correio electrónico. Depois de enviar verifiquei que ocorreu um erro. Repeti a operação mas já não tive que preencher o caminho para a sua finalização, de forma que, não sei se recebeu.

Espero que não tenha levado a mal os meus comentários sobre a "neutralidade" da História e o caminho que utilizei para me aperceber dela (naquela espécie de forum).
Mais uma vez, obrigada!
ana

Miss Tolstoi disse...

Ana,
Não levei nada a mal. Porque havia de o ter feito? Só se discute o que nos interessa. Neutral ninguém é, podemos tentar ser imparciais, mas é difícil quando se trata de gente que influenciou a nossa vida recente.
Não me parece que a Ana seja imparcial e neutra face à actualidade. Estou enganada?
Acho este blogue leve e é isso que me leva a frequentá-lo.

Miss Tolstoi disse...

Ainda bem que gostou do quadro. Eu sabia...

Miss Tolstoi disse...

A mensagem anterior é para o Jad.

ana disse...

Cara Miss Tolstoi,
Não sou neutra em relação à actualidade porque ainda não faz parte da História. Talvez daqui a 20 anos o tente ser. Não sou porque devo ser crítica em relação aos nossos governantes. Contudo, não quero assumir qualquer acto político neste blogue. Espero que tenha sido ténue a minha a minha parcial atitude política...
Acima de tudo, quero ser livre e que a minha dignidade seja respeitada.
ana

Miss Tolstoi disse...

Ana,
Claro que não se pode ser neutral nem imparcial face à actualidade, e não falo só em relação aos nossos governantes, falo em relação à vida.
E do que se falava, a história recente de Portugal (os últimos 70 ou 80 anos) faz parte da vida de todos nós. Senão não nos encrespávamos. E ainda bem.
E com esta acabo porque tinha jurado que não voltava a escrever aqui sobre isto.

LUIS BARATA disse...

Obrigado pelo quadro!