Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 2 de março de 2009

A exposição perdida

-Catálogo da exposição, publicado pela Skira.
- Federico di Montefeltro, atribuído a Pedro Berruguete. Vemos Federico a ler, decorado com a Ordem da Jarreteira que lhe foi conferida por Eduardo IV, acompanhado pelo seu herdeiro ainda criança, Guidobaldo.
Foi uma das exposições de 2008 que mais pena tive de não ver, esta Ornatíssimo Codice: La Biblioteca di Federico di Montefeltro, que esteve patente de Março a Julho de 2008 no Palácio Ducal de Urbino. Pela primeira vez, desde há 350 anos, os livros coleccionados por Federico voltaram a casa, embora temporariamente.
A lendária biblioteca ( que à morte de Federico já continha 900 códices: 600 em latim, 168 em grego, 82 em hebraico, 2 em árabe e os restantes em italiano) que foi sendo acrescentada pelos herdeiros de Federico, compreendia 1760 volumes quando foi comprada em 1658 pelo Papa Alexandre VII e transferida para a Biblioteca Vaticana onde ainda hoje se encontra.
Perdida a exposição, resta o fantástico catálogo que vem acompanhado de um dvd com 1420 imagens, incluindo folhas de rosto de todos os códices e muitas iluminuras e miniaturas.
E, segundo li, o catálogo faz também justiça à segunda mulher de Federico, Battista Sforza, um prodígio que aprendia latim aos três anos, e estudou grego, filosofia e história. Foi, aliás, durante os 12 anos deste segundo casamento de Federico que a sumptuosa Biblioteca do Palácio Ducal foi construída.

2 comentários:

ana disse...

Bonito post

Jad disse...

Tenho pena de não ter visto!