

Foi uma das exposições de 2008 que mais pena tive de não ver, esta Ornatíssimo Codice: La Biblioteca di Federico di Montefeltro, que esteve patente de Março a Julho de 2008 no Palácio Ducal de Urbino. Pela primeira vez, desde há 350 anos, os livros coleccionados por Federico voltaram a casa, embora temporariamente.
A lendária biblioteca ( que à morte de Federico já continha 900 códices: 600 em latim, 168 em grego, 82 em hebraico, 2 em árabe e os restantes em italiano) que foi sendo acrescentada pelos herdeiros de Federico, compreendia 1760 volumes quando foi comprada em 1658 pelo Papa Alexandre VII e transferida para a Biblioteca Vaticana onde ainda hoje se encontra.
Perdida a exposição, resta o fantástico catálogo que vem acompanhado de um dvd com 1420 imagens, incluindo folhas de rosto de todos os códices e muitas iluminuras e miniaturas.
E, segundo li, o catálogo faz também justiça à segunda mulher de Federico, Battista Sforza, um prodígio que aprendia latim aos três anos, e estudou grego, filosofia e história. Foi, aliás, durante os 12 anos deste segundo casamento de Federico que a sumptuosa Biblioteca do Palácio Ducal foi construída.
2 comentários:
Bonito post
Tenho pena de não ter visto!
Enviar um comentário