Prosimetron

Prosimetron

domingo, 19 de julho de 2009

Musa pré-rafaelita

- Auto-retrato de Elizabeth Siddal, 1854.
- Cemitério de Highgate, Londres.
Elizabeth Siddal foi poeta, pintora e modelo, inserida no movimento Pré-Rafaelita, tendo servido como modelo para um dos mais famosos quadros de Millais, Ophelia, e retratada várias vezes pelo seu marido, Dante Gabriel Rossetti, e por outros pré-rafaelitas.
Em 1862, Elizabeth Siddal morreu de uma overdose de láudano, existindo dúvidas sobre se terá sido acidental ou suicídio. A verdade é que Rossetti ficou inconsolável, e fez enterrar com Elizabeth no cemitério de Highgate, os manuscritos de vários poemas seus, sem ter quaisquer cópias.
Sete anos depois, segundo uns para recuperar os poemas, e para outros para contemplar Elizabeth, Rossetti obteve autorização para exumar Elizabeth Siddal. E aqui começa um caso que deu que falar no Reino Unido e depois no resto da Europa: aberto o caixão, verificou-se que Elizabeth Siddal estava como no dia em que morrera sete anos antes, com a sua bela cabeleira ruiva, pele rosada, sem o mínimo traço de decomposição conforme atestaram várias testemunhas presentes, entre as quais um amigo de Rossetti, de seu nome Bram Stoker que se inspirou no caso para uma das personagens da sua imortal obra, tantas vezes levada ao palco e ao grande ecrã no século seguinte.

2 comentários: