Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ravissante! Angela Lansbury


Angela Lansbury é uma actriz e cantora britânica.

Nascida a 16 de Outubro de 1925, estreou-se no cinema como a criada no superlativo ''Gaslight'', de George Cukor, ao lado de Charles Boyer e Ingrid Bergman (sendo nomeada para o Óscar de Melhor Actriz Secundária nesse seu primeiro passo na Sétima Arte). No ano seguinte, nova nomeação com "O Retrato de Dorian Gray". De entre os seus outros filmes, merecem destaque "The Manchurian Candidate" (1962), "Se a Minha Cama Voasse"/"Bednobs and Broomsticks" (1971), nas mega-produções das obras de Agatha Christie "Morte no Nilo" (1978) e "The Mirror Crack'd" (1980), e "A Companhia dos Lobos" (1984). Só volta a actuar no cinema em 2006, em "Nanny McPhee", embora os seus personagens de animação se tenham destacado, em especial a sua criação de Mrs. Potts no filme da Disney "A Bela e o Monstro" (1991).

Nos anos 50, começara a actuar na Broadway e na televisão.

Na Broadway, estreou-se em "Anyone Can Whistle" de Stephen Sondheim (1964), tendo a sua interpretação de "Mame" ao lado de Bea Arthur conquistado o primeiro dos seus Tony, em 1966. "Mame" esteve em cena 1508 vezes. O teatro nova-iorquino voltou a tê-la como estrela em "Dear World", em 1969, no revival de "Gypsy" em 1974, e como Mrs. Lovett em "Sweeney Todd", de Sondheim, em 1979. Todos estes papéis conquistaram Tonys, sendo o quinto conquistado este ano, em "Blithe Spirit" (que se encontra em cena).

Nos anos 80, tornou-se imensamente popular como Jessica Fletcher, a escritora-detective amadora de Cabot Cove, em "Crime, Disse Ela" ("Murder, She Wrote"), que passou na televisão entre 1984 e 1996 num notável total de 12 temporadas (a que se seguiram quatro filmes feitos para televisão).

A sua carreira está coroada com cinco Tony, seis Globos de Ouro, três nomeações para os Óscares da Academia e doze nomeações para os Emmy.

É ravissante por conseguir gerar sorrisos espontâneos de afecto quando se vislumbra o seu rosto ou a sua voz, seja em que contexto for.

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Bela homenagem! E o "Crime disse ela" continua a passar nos canais por cabo, um pouco por todo o mundo incluindo a Lusitânia.

Anónimo disse...

Também acho que é uma bela homenagem.
A.R.