Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ravissante! Stockard Channing


Stockard Channing é uma actriz norte-americana.

Nascida a 13 de Fevereiro de 1944 em Nova Iorque, começou a sua carreira artística no teatro experimental em Boston e off-Broadway. Em 1971, fez a sua estreia na Broadway no musical "Two Gentlemen of Verona - the Musical", de John Guare.

No pequeno écran, começou por aparecer na Rua Sésamo e fez protagoniza o seu primeiro telefilme em 1973, com argumento de Joan Rivers. O estrelato surge em 1978, ao interpretar o papel de Rizzo no filme "Grease", ao lado de John Travolta e Olivia Newton-John.

A sua carreira continua a cruzar os vários palcos -- sitcoms na CBS, cinema e teatro. Em 1985, ganha o Tony para Melhor Actriz com "A Day in the Death of Joe Egg". Duas novas colaborações com John Guare obtêm-lhe outras tantas nomeações para os Tony: "The House of Blue Leaves" (1986) e "Six Degrees of Separation" (1990). A passagem desta última peça a filme, em 1993, consegue-lhe nova nomeação para os Óscares.

O resto da década assiste a um prodigioso número de filmes e peças de teatro, incluindo "O Leão no Inverno", que em 1999 lhe obtém mais uma nomeação para os Tony.

Em 1999, cria o papel de Abbey Bartlett, a Primeira Dama dos EUA na série dramática "The West Wing", em que contracena com Martin Sheen, Allison Janney e Rob Lowe; terá presença nas sete temporadas da série, até 2006. "The West Wing" proporciona-lhe o Emmy para Melhor Actriz Secundária numa Série Dramática em 2002; recebe igualmente o Emmy para Melhor Actriz Secundária numa Mini-série ou Telefilme e o Prémio da Screen Actors Guild para Melhor Actriz Secundária numa Mini-série ou Telefilme na interpretação de Judy Shepard em "The Matthew Shepard Story", um docudrama sobre a vida e homicídio de Matthew Shepard.

Em 2008, regressa à Broadway na peça "Pal Joey", que lhe consegue mais uma nomeação para os Tony como Melhor Actriz.

A actriz, cujo nome artístico é a combinação do apelido de solteira, Stockard, e do apelido do primeiro marido, Channing, tem a sua carreira coroada com 13 nomeações para os Emmy (duas vitórias), 6 nomeações para os Tony (uma vitória), 3 nomeações para os Globos de Ouro e uma nomeação para os Óscares da Academia.

É ravissante pela intensidade mesmerizante do seu rosto, pela ferocidade felina da sua independência e pela torre de força e elegância que inculca às personagens.

3 comentários:

Anónimo disse...

Desconheço.
M.

Anónimo disse...

Não me lembrava que entrava no "Grease" mas já sei era a ruiva de cabelo encaracolado curto, não era? Bastante rebelde!
A.R.

João Soares disse...

Era -- era a chefe das Pink Ladies, que cantava "There are Worst Things I Could Do".