Prosimetron

Prosimetron

sábado, 25 de julho de 2009

Ravissante! Olympia Dukakis



Olympia Dukakis é uma actriz norte-americana.

Nascida a 20 de Junho de 1931, em Massachusetts, EUA, começou a sua carreira no teatro, em summer stock e peças de Shakespeare. Aos 30 anos, estreia-se na Broadway. Com o marido, funda a "The Whole Theatre Company", que co-gere entre 1073 e 1988. Os palcos vêem-na em "Mãe Coragem", de Bertolt Brecht, "Long Day's Journey Into Night" de Eugene O'Neill, "Camino Real", "The Rose Tattoo" e "Orpheus Descending", de Tennessee Williams, "As Três Irmãs" e "Tio Vanya", de Anton Chekhov, "A Casa de Bernarda Alba" de Federico García Lorca, entre muitos outros.

As suas passagens pelo cinema, que começaram em 1964, tendem a favorecer filmes menos comerciais. Em 1988, o seu papel como mãe do personagem de Cher em "O Feitiço da Lua" / "Moonstruck" obtém-lhe o Óscar de Melhor Actriz Secundária. Seguem-se-lhe presenças em "Steel Magnolias" e "Olha Quem Fala" (ambos de 1989).

Em 1993, a sua Anna Madrigal estreia-se no pequeno écran na mini-série "Tales of the City", baseada nos livros de Armistead Maupin. Entra nas duas sequelas, recebendo uma nomeação para os Emmy pela segunda das três séries (uma das suas três nomeações para os Emmy).

Conta ainda no seu palmarés com duas nomeações para os Globos de Ouro (conquistou um). Em 2009, produziu e actuou no filme "Montana Amazon", com Haley Joel Osment.

É ravissante pelo modo como revela suportar todo o peso do mundo, encarando o seu peso esmagador com um humor subversivo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Também gosto dela embora não tenha visto tudo o que salientou.
A.R.