Prosimetron

Prosimetron

sábado, 25 de julho de 2009

Contra o bacalhau!


Ofereceram-me este livro que já me aguçou o apetite. Atenção, adoro bacalhau mas achei este excerto uma delícia, até porque irei passar uma semana a saborear a cozinha inglesa...e já ouvi dizer muito mal!
Contra o bacalhau

Aludem a um inglês a seguinte cantiga, que eu creio piamente que é cantiga; porque os ingleses são uns apaixonadíssimos e defensores do bacalhau. Mas vai a tal cantata.

Quando tome o meu cerveje,
Quando come o meu petisca,
Não me lembra esse marisca
Que se come in Portugal,
E esse peixe sem cabeço
Que lá vem de Terre-nova,
É comer muito fatal.
Pois antes Rosbeeff,
Parmeson que tenha sal,
Come a genta e come muita
Come muita e não faz mal!

Almanaque de Luiz de Araújo para o ano de 1889, Lisboa, A. 18 (1888), pp 29-30.

Luís de Araújo, Viva a Independência da Barriga, selecção de textos e apresentação de Manuela Rêgo, Lisboa: Compendium, 1996, p. 54

Sem comentários: