Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ravissante! Maggie Smith

Maggie Smith é uma actriz britânica.

Nascida a 28 de Dezembro de 1934, começou a sua carreira no teatro e entrou no mundo da Sétima Arte em 1956. A adaptação cinematográfica da sua Desdémona no "Othello" de Laurence Olivier obteve-lhe a primeira nomeação para os Óscares, em 1965. Em 1967, é a jovem secretária em "The Honey Pot", de Joseph L. Mankiewicz, com Rex Harrison, Capucine e Susan Hayward. Dois anos depois, conquista a estatueta dourada de Hollywood com "The Prime of Miss Jean Brodie". Em 1972, "Travels With My Aunt" obtém nova nomeação para os Óscares. Voltará a ganhar uma estatueta dourada em 1978, como Melhor Actriz Secundária, em "California Suite". No mesmo ano, fica "Morte no Nilo" (1978) e, pouco depois, "Evil Under the Sun" (1982), ambos baseados em obras de Agatha Christie.

Actua sucessivamente em palco e perante as câmaras; destacam-se os seus papéis "grotescos", como lhes chama, por entre a prima Charlotte em "Quarto Com Vista Sobre a Cidade" (1986, uma produção Merchant-Ivory), Wendy em "Hook" (1991), Gunilla Garson Goldberg em "O Clube das Divorciadas" (1996), Lady Hester em "Chá com Mussolini" (1999, com Cher, Judi Dench, Joan Plowright e Lily Tomlin), de Franco Zeffirelli, a Condessa de Trentham em "Gosford Park" (2001, nova nomeação para os Óscares) e a irmã de "Ladies in Lavender" (2004, com Judi Dench). Na Broadway, ganha um Tony em 1990 como Melhor Actriz por "Lettice and Lovage" de Peter Shaffer.

Mais recentemente, foi apresentada a uma nova geração como Minerva McGonagall, a professora de Hogwarths na série de filmes "Harry Potter".

A sua carreira está consagrada com múltiplos prémios, incluindo cinco BAFTA, dois Óscares da Academia, dois Globos de Ouro, um Emmy e um Tony.

É ravissante pelo humor e sê-lo-ia quanto mais não fosse pela forma como dizia "Oh, Peter..." em "Hook", pelo ensinar de etiqueta aos soldados italianos em "Chá com Mussolini" e pelo leilão em "O Clube das Divorciadas" / "The First Wives Club": "Jackie O. had one just like it..."

3 comentários:

Anónimo disse...

Adoro-a.
Parabéns por esta série de posts tão interessantes!
A.R.

LUIS BARATA disse...

Grande Maggie!

Anónimo disse...

Ainda ontem a vi no Harry Potter.
Grande actriz!
Sim, parabéns por estes posts.
M.