Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 22 de julho de 2009

22 de Julho : Maria Madalena

- Ícone onde podemos ver os atributos associados a Maria Madalena, o ovo vermelho da Ressurreição, e a mirra.
- Tiziano, Maria Madalena, 1565, Ermitage.

Hoje, 22 de Julho, é o dia reservado nas Igrejas Católica, Ortodoxa e Anglicana a Santa Maria Madalena. Diz ainda a Wikipédia, e espero que nesta parte seja de fiar, que há um festival em honra de Maria Madalena também neste dia na Igreja Luterana.
Maria Madalena ou Maria de Magdala é uma figura fascinante do Novo Testamento e da Tradição cristã, e gostava de saber como se tornou realmente tão popular na Idade Média. Hoje em dia, graças ao livro de Dan Brown, e antes dele a Biagent e a Leigh, não perdeu Madalena a sua "popularidade" mas de uma forma não sancionada pelas igrejas: o hipotético casamento com Jesus Cristo e a existência de descendência dessa união.
Curiosamente, a Lenda Dourada faz dela não a mulher de Cristo obviamente, mas sim a mulher de São João Evangelista.
Continua a ser na Igreja Católica, embora não na Ortodoxa, a protectora das prostitutas arrependidas, embora em 1969 o Vaticano tenha esclarecido que o Papa Gregório Magno escreveu no famoso sermão a respeito dela peccatrix e não meretrix...

1 comentário:

Anónimo disse...

O tema é fascinante. Já li umas coisas mas ainda não tenho uma opinião que me dê para falar dela à vontade.
Dan Brown não poderá ser um nome a seguir. No início fui céptica e recusei-me a ler os livros dele, depois acabei por ler mas para pura distracção.
A.R.