Prosimetron

Prosimetron

sábado, 25 de julho de 2009

Ravissante! Dana Delany


Dana Delany é uma actriz norte-americana.

Nascida a 13 de Março de 1956 em Nova Iorque, começou a sua carreira em telenovelas; começou a actuar na Broadway e em 1983 foi reconhecida pela sua interpretação em "Blood Moon".

Nos anos seguintes, muda-se para Hollywood. Entra no memorável episódio "Knowing Her" de "Modelo e Detective" / "Moonlighting", como Jillian, uma antiga namorada de David Addison (Bruce Willis).

Seguem-se papéis menores na televisão e no cinema (destaque para o seu pequeno papel na pouco reconhecida comédia de Paul Mazursky "Moon over Parador", de 1988, ao lado de Richard Dreyfuss, Raul Julia, Sónia Braga e Marianne Sägebrecht).

Em 1988, a sua enfermeira Colleen McMurphy lidera os personagens da série "Praia da China" / "China Beach". Ao longo das quatro temporadas da série, foi nomeada para quatro Emmy (conquistou dois) e dois Globos de Ouro.

Com o final da série, entrou em vários filmes pouco memoráveis, que alternou com presenças no teatro, na Broadway e fora, e com actuações como actriz convidada em várias séries. Em meados da década de 2000, surge como estrela convidada em "The L Word" e "Battlestar Galactica".

Em 2007, integra o elenco de "Donas de Casa Desesperadas" / "Desperate Housewives", como Katherine Mayfair. Curiosamente, havia recusado o papel de Bree van de Kamp; este novo papel é um papel semelhante, tornando-se rival de Bree, e foi muito bem recebido.

É ravissante pelo leque de interpretações, entre o humano simples de Colleen McMurphy e a manipulação de Katherine Mayfair e Jillian Armstrong.

Sem comentários: