Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ravissante! Francesca Annis


Francesca Annis é uma actriz britânica.

Nascida a 14 de Maio de 1944 no Rio de Janeiro, começou a sua carreira no teatro e no cinema na adolescência, tendo a sua carreira essencialmente associada ao palco e à Royal Shakespeare Company.

O primeiro vislumbre de grande audiência surge em "Cleopatra" (1963), de Mankiewicz, como aia do personagem de Liz Taylor. Em 1971, é Lady Macbeth no "Macbeth" de Roman Polanski, passando a ser conhecida pelo público cinematográfico. Em 1975, é "Madame Bovary" para a BBC e interpreta o papel de Lillie Langtry na mini-série britânica "Eduardo VII", papel esse que retomará para outra mini-série, "Lillie", três anos mais tarde. No teatro, a sua actuação na RSC em "Tróilo e Créssida", de Shakespeare, obtém-lhe uma nomeação para os Olivier Awards em 1977.

Em meados dos anos 80, é simultaneamente Tuppence em filme e na série televisiva "Agatha Christie's Partners in Crime" (1984), que desenvolve os personagens Tommy e Tuppence da reputada autora britânica, e ícone do cinema de fantasia e ficção científica ao interpretar Lyssa, a Viúva da Teia em "Krull" (1984) e Lady Jessica, a mãe de Paul Atreides, em "Dune" (1984).

Na televisão, continua a participar esporadicamente em mini-séries, destacando«se "Onassis" (1988), em que interpreta Jackie O., "Wives and Daughters" (1999) e "Cranfield" (2007), estas últimas sob a égide da BBC. No teatro, entre muitas outras presenças, liderou um excelente "Lady Windermere's Fan" em Londres em 1994.

Em 2009, regressou aos palcos no National Theatre com "Time and the Conways", em que faz de Mrs. Conway.

Possui 6 nomeações para os BAFTA, tendo conquistado o galardão com "Lillie".

É ravissante pela absoluta serenidade de um rosto esculpido em mármore quente e olhos profundamente expressivos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Realmente ela tem um rosto fantástico, luminoso. Não vi todos os filmes que focou mas lembro-me bem dela como "Tuppence" personagem da Agatha Christie que adoro!
A.R.

João Mattos e Silva disse...

É linda!

LUIS BARATA disse...

Que memórias: "Lillie Langtry", "Partners in Crime", a Lady Jessica das temíveis Bene Gesserit ( ainda por cima, acabei há dias o Sandworms of Dune ).
Curioso, o pormenor do nascimento na Cidade Maravilhosa.

Anónimo disse...

Também não sabia que tinha nascido no Rio. Sempre gostei de Francesca Annis, pela serenidade e descrição.
Não entrou também na Família Forsythe? Lembrou-me lindamente dela nas séries Eduardo VII e Lillie (a RTP Memória passou esta série há relativamente pouco tempo), e noutras que referiu.
M.

esmeralda disse...

Francesca Annis,é uma actriz, que eu aprecio muito.É tambem muito bonita e uma actriz muito versátil,pois é só ver os diferentes papeis e o modo muito profissional como os interpreta.Aprecio os personagens representados por Francesca, em, Dune,Agatha Christie e Macbeth.Mas sempre tenho lido que esta excelente actriz nasceu em Londres.