Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Paris, Os Passeios de um Flâneur!

Há uns anos fui a Paris, gostava de lá voltar mas já não pode ser este ano. Andei à procura de um livro semelhante a este para deambular por Londres antes de ir e não encontrei. Alguém conhece um guia deste género?
x
"O flâneur passeia até ao Parc Monceau, no oitavo arrondissement, não mais que a dois passos para nordeste, do Arc de Triomphe e dos Champs-Elysées. Proust cresceu perto do Parc Monceau - no número 45 da rue de Courcelles, entre os seus vizinhos, contavam-se Camille Saint-Saëns (no número 83 bis), o compositor de Sansão e Dalila, e Colette, que, em 1896, se mudou com o primeiro marido para o número 93 onde, rodeada por uma elegante decoração Art Noveau, manteve um salon literário. Muitas das grandes famílias judias também construíram casas no Parc Monceau, um local luxuriante concebido por paisagistas, onde não faltavam os lagos de águas límpidas, as pequenas colinas e os templos gregos; as colunas coríntias em torno de um pequeno lago são o resto de um jardim do século XVIII".
x
Edmund White, Paris, Os Passeios de um Flâneur, Lisboa: Asa, 2004, p. 134

Elina Garanca - Mon coeur s'ouvre à ta voix, II Acto de Sansão e Dalila de Saint-Saëns




5 comentários:

Anónimo disse...

Nesta linha não conheço. Acho que não saiu nenhum sobre Londres nessa colecção. Aliás, só gostei deste sobre Paris e do do Rui Castro sobre o Rio de Janeiro. Acho que se chama Terra de fogo.
Há um livro sobre a história de Londres publicado pela Europa-América, não me recordo do nome do autor, e um de que gostei, Walking literary London. Se os encontar, posso emprestar.
M.

ana disse...

Obrigada,M!:)

LUIS BARATA disse...

Já sei que a nossa M.R. não gosta muito do que saiu na mesma colecção sobre Florença, mas não achei assim tão mau.

ana disse...

Luís tenho pena de não ter lido esse livro sobre Florença. Estive naquela magnífica cidade renascentista mas não conhecia o livro...teria sido útil!
Quem é o autor?

LUIS BARATA disse...

Chama-se Florence: A Delicate case, e é do David Leavitt. Penso que até já está traduzido.