Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 9 de março de 2009

O dia da Barbie


- Depois de ter sido vestida por Chanel, Givenchy, Balenciaga, Saint-Laurent, e entre nós por Augustus, foi mais recentemente vestida,juntamente com Ken, por Karl Lagerfeld.

- A primeira profissão da Barbie: hospedeira da American Airlines, seguiram-se mais cem profissões ao longo destas cinco décadas de vida.
A boneca mais famosa do mundo faz hoje 50 anos. Foi no dia 9 de Março de 1959 que Barbie Millicent Roberts ( é o seu nome completo ) foi apresentada na Feira de Brinquedos de Nova Iorque, ao preço de 3 dólares. Logo nesse ano venderam-se 300.000 exemplares, e começou o sucesso desta criação da Mattel.
Ao longo deste meio século, Barbie tem sofrido variadas mudanças físicas, desde os cabelos à cor dos olhos, passando pela própria tez. Foram criadas as mais variadas Barbies ao longo dos tempos, algumas dedicadas até a eventos específicos- em 1998 foi criada uma Barbie Expo98 exclusivamente destinada ao mercado português e hoje muito procurada por coleccionadores.
Em 1963, surgiu o Ken, o namorado da Barbie, que podemos ver acima também vestido por Lagerfeld, mas depois de 43 anos de namoro, actualmente estão separados.
Também ao longo dos anos, foi crescendo a família da Barbie, até porque o marketing assim o exige: actualmente, tem cinco irmãs mais novas, um irmão ( o Todd ) , e duas primas. Os acessórios também não pararam- os mais variados carros, casas, etc.
Fico impressionado com os fieis coleccionadores desta boneca, uma verdadeira paixão interminável, mas eu próprio também fui convivendo com ela, já que a minha irmã teve várias, e ofereci algumas a primas, filhas de amigos, etc.
Palpita-me que a Barbie ainda vai andar por cá muitos e bons anos.


5 comentários:

Anónimo disse...

Também já comprei várias. E até comprei um Ken. Teve de ser.

Anónimo disse...

As minhas sobrinhas já têm bastantes, algumas dadas por mim.

Miss Tolstoi disse...

Pois é, ninguém se safa desta boneca que não tem graça nenhuma. E tem uns quartos, salas, roupas, adereços, etc., de um infinito mau-gosto.
E depois admiramo-nos...

Anónimo disse...

As crianças adoram os adereços, os fatos, as jóias, os filmes, etc. São inofensivos. O bom gosto desenvolve-se naturalmente, não creio que a Barbie influencie o gosto nos lares de bom gosto.
Vi há uns anos no Museu do Brinquedo, em Sintra, uma exposição fabulosa da Barbie. Parabéns Barbie.
A.R.

Anónimo disse...

Que azeda essa Senhorita (solteirona, suponho..) Tolstoi..