Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 9 de março de 2009

Um homem procurado

Fez-se história a semana passada. Pela primeira vez, foi emitido um mandado de captura contra um chefe de Estado em exercício. Na passada quinta-feira, o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de captura contra Omar Al-Bashir, presidente do Sudão, por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos no Darfur. O presidente sudanês reagiu, discursando ao seu povo, e expulsando 10 organizações estrangeiras que actuavam no país.
Entretanto, além das críticas de alguns países africanos a esta decisão, também a China pediu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que suspenda o processo contra Al-Bashir.
Solidariedade chinesa que não deve ser alheia ao facto de que é a China quem compra a maioria do petróleo sudanês... Ai o realismo político-económico!

2 comentários:

João Mattos e Silva disse...

O TPI quer capturar Al- Bashir por crimes contra a humanidade no Darfur. É justo. Mas porque não julga todos os outros ditadores africanos? Porque não Mugabe que mata o seu povo à fome enquanto de banqueteia à grande e à francesa? E porque não apanhou Nino Vieira, nem Luís Cabral, nem... Para já não falar dos ditadores asiáticos e americanos que têm cometido crimes contra a humanidade tão horripilantes como o presidente do Sudão. A hipocrisia política - como se vê pela posição chinesa - é a grande arma dos poderes no mundo.

Anónimo disse...

A CHINA ESTÁ A TOMAR CONTA DE ÁFRICA. ONDE HOUVER PETRÓLEO...