Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 10 de março de 2009

Qual será a recordação de infância, de Leonardo da Vinci?

Leonardo da Vinci, A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana
Óleo sobre madeira, 167x130 cm
Museu do Louvre, Paris, 1502-1516
A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana

Leonardo apresenta a Virgem sentada entre os joelhos de Santa Ana e o Menino montado no cordeiro do sacrifício.
O que sobressai neste quadro é a figura enigmática de Santa Ana, a avó do Menino, que é de aparência tão jovem como a Virgem. Não estão aqui representadas três gerações.
Freud achou este facto estranho e estudou a vida de Leonardo da Vinci para chegar à conclusão provável que este quadro representa uma recordação pouco feliz da sua infância. Leonardo era filho ilegítimo, fora viver com a mulher do pai antes dos 5 anos, pelo menos é o que confirma um documento emitido aos 5 anos de idade, daí a presença de duas mulheres jovens: a mãe legítima e a mulher do pai, contemporâneas.
Segundo Freud, a avó, corresponde pelo seu aspecto e pela sua relação espacial com o menino à primeira e verdadeira mãe, Caterina. O que me importa neste tema é a figura da avó, Santa Ana, cujo sorriso revela o amor pelo Menino e que, segundo o psicanalista, esconde a raiva de o partilhar com uma aristocrata rival.
Para além da expressão facial, a beleza do quadro está no claro-escuro, na luz cálida que ilumina os rostos em contraste com o sfumato da paisagem e no olhar cruzado, em diagonal, das três personagens do quadro.

Sigmund Freud, Uma Recordação de Infância de Leonardo da Vinci, Lisboa: Relógio de Água, 2007, p. 9

Sem comentários: