Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 10 de março de 2009

Mentes que brilham

São notícias como esta que nos satisfazem e reforçam a convicção de que somos mesmo muito bons quando queremos. E a mais recente prova disso é o facto de um português estar entre as 50 mentes mais criativas e influentes para 2009, segundo a revista americana Creativity. O felizardo é Manuel Lima, um jovem designer de 30 anos que a partir de agora figura na galeria de notáveis entre nomes como David Fincher (Realizador), Jeff Bezos (Fundador/CEO Amazon.com), David Axelrod (Estratega da campanha presidencial de Barack Obama), Sergey Brin e Larry Page (Co-fundadores Google), Jean Nouvel (Arquitecto), Andrew Staton (Realizador de Wall-E), David Byrne (Músico).
Actualmente a viver em Londres, Manuel Lima trabalha como senior user experience designer para a Nokia, é fundador da VisualComplexity.com e orador frequente na área de Visualização de informação, em conferências e festivais por esse mundo fora.
Este designer e investigador português já é visto como o Edward Tufte do séc. XXI, uma comparação só atribuída aos melhores já que Tufte é professor de estatística americano e pioneiro nesta área, considerado pelo New York Times como o Da Vinci dos dados informáticos. A Creativity é uma das revistas com maior prestígio nas áreas de Design, Publicidade e Entretenimento. A sua lista anual Creativity 50 inclui pessoas que impuseram uma marca significativa na consciência criativa da nossa indústria e cultura, fazendo-nos pensar de um modo diferente sobre um determinado método instituído. As 50 pessoas seleccionadas provêem de diversas áreas, desde pioneiros de novas tecnologias a realizadores de cinema, artistas, designers e arquitectos. Entre os nomeados do ano passado constam Mark Zuckerberg (Fundador do Facebook), Ridley Scott (Realizador), Radiohead (Músicos), Jonathan Ive (Designer Industrial/Apple), e Zaha Hadid (Arquitecta).

1 comentário:

ana disse...

Uma boa notícia, é sempre bom ver portugueses a brilhar. É pena que não tenha posto nenhuma criação dele para ficarmos a conhecer.