Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 13 de março de 2009

PENSAMENTO DO DIA

" A razão pela qual algumas pessoas acham tão difícil serem felizes é porque estão sempre a julgar o passado melhor do que foi, o presente pior do que é e o futuro melhor do que será. "

- Marcel Pagnol

Aqui está um erro em que incorro muitas vezes. Nem o passado foi sempre tão bom , nem o presente é todo mau, e quanto ao futuro estão cada vez mais longe "os amanhãs que cantam" ( sem conotação ideológica) .
E pensar que durante décadas se viveu, a cada revolução tecnológica ( electrónica, robótica, computadores, internet ) com as expectativas da diminuição do tempo de trabalho e correspondente aumento do tempo de lazer, eliminação da fome pelo aumento de produção, eliminação do trabalho infantil etc, todas mais ou menos defraudadas. Ás vezes dá-me vontade de rir, outras de chorar, quando olho para os livros do casal Toffler e outros futurólogos. É verdadeiramente uma ilusão ligar o progresso tecnológico a um aumento do progresso espiritual, ou mesmo material, do género humano.
É certo que comunicamos e viajamos a velocidades nunca vistas, temos informação disponível com um simples toque num teclado, podemos trabalhar,alguns, em casa enquanto cuidamos dos nossos filhos,e já não morremos de causas que durante séculos vitimaram a nossa espécie.
Mas ainda se morre de fome, de doenças tratáveis, de águas inquinadas, e se trabalha em quase escravidão em muitas regiões deste planeta.

2 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Concordo. E tenho confiança no futuro.

Anónimo disse...

Tem razão Luís Barata, julgamos sempre o passado melhor do que foi ou então guardamos só as boas memórias. Do presente nem sempre tiramos partido. Do futuro...é bom sermos optimistas!
A.R.