Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 11 de março de 2009

Os amigos de Dias Loureiro - 1 : El Assir

- Foi a única foto que consegui, o cavalheiro e a sua família actual.

As investigações ao chamado caso BPN revelaram algumas "curiosas" e, para mim, inesperadas amizades de Manuel Dias Loureiro.
Comecemos por Abdul Rahman El-Assir, o amigo libanês, que se tornou conhecido nos anos 80 através do seu então cunhado, o famoso Adnan Kashoggi, e que terá a começado a vida empresarial no tráfico de armas. Depois, viu-se envolvido no caso BCCI, um escândalo financeiro internacional de contornos misteriosos, e radicou-se em Espanha, onde se tornou amigo do Rei e de José Maria Aznar. Tornou-se também, como Dias Loureiro já declarou, amigo deste nos anos 90, com muitas caçadas e jogos de golfe em comum. Foi El-Assir quem apresentou Dias Loureiro a Bill Clinton, tendo também estado presente no casamento de Joana Dias Loureiro, filha do antigo ministro de Cavaco Silva.
Evidentemente, Dias Loureiro, como qualquer um de nós, tem o direito de escolher os seus amigos. E, no caso dele, levá-los para o BPN e associá-lo aos negócios do banco e do grupo.
O que é facto é que El-Assir é persona non grata para vários governos europeus, que deixaram de o aceitar como intermediário para negócios ( ainda recentemente como veio na imprensa, a Polónia) por entenderem que o dito senhor continua a traficar armas.
Os nossos deputados estão a investigar as ligações a este amigo e outros, mas duvido da eficácia destas investigações- é peixe muito graúdo...

2 comentários:

Anónimo disse...

Direi mesmo mais- são tubarões!!!

Anónimo disse...

Gente séria.