Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 11 de março de 2009

Novidades - 33 : Cobaias humanas

Se actualmente as experiências com seres humanos estão rigorosamente controladas e reguladas, nem sempre foi assim. Este livro do filósofo Grégoire Chamayou aborda as questões morais associadas aos ensaios terapêuticos, com uma análise histórica do ocorrido nos séculos XVIII e XIX, porque a verdade é que a medicina moderna nasceu e avançou recorrendo aos "corpos vis"- condenados à morte, doentes mentais, mendigos, prostitutas, moribundos, escravos e indígenas. A estas cobaias humanas foram inoculadas a varíola, a sifílis e outras doenças mortais, e graças a elas o conhecimento médico evoluíu bastante.
E não se trata de médicos sinistros, mas antes de homens como Pasteur ( o autor aborda uma carta onde o génio francês pede ao Imperador do Brasil mais presos para experiências...) ou Koch, e antes deles e advogando o uso de cobaias humanas, o iluminista Diderot.
O lado mais escuro e escondido da Modernidade...

- Les corps vils. Expérimenter sur les êtres humains aux XVIIIe et XIXe siécles, Grégoire Chamayou, La Découverte.

2 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser terrífico.
M.

LUIS BARATA disse...

Tenho estado "dividido" mas acho que vou mesmo encomendá-lo. Dividido porque não deve ser de leitura agradável, mas não por culpa do autor...