Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 11 de março de 2009

Miquel Barceló em Genebra

- Miquel Barceló pintando com pistola de tinta.

Gostava de ver ao vivo este extraordinário tecto de 1500m2 pintado por Miquel Barceló. Foi uma encomenda das Nações Unidas para o seu palácio de Genebra, onde funciona a sede europeia da organização, comemorando os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Antes de Barceló, o tecto da Sala dos Direitos Humanos era um deserto branco, hoje é um mar e uma gruta com, como é habitual neste artista maiorquino, muita cor.
Só no local é possível ter uma visão, e sempre parcial, deste impressionante trabalho com estalactites de 2 metros, sete ondas, pretendendo transmitir a diversidade do nosso planeta.Foram nove meses vividos por Barceló em Genebra, com grandes desafios técnicos para concretizar o seu projecto, pois que cada estalactite pesa 50 kg. Foram concebidas ferramentas de pintura especialmente para este trabalho, e para fazer representar o mar e respectivas ondas a tinta foi injectada usando um grande camião compressor, o Scavi, usado antes para injectar cimento no túnel do Monte Branco, com meia dúzia de pessoas a segurar a mangueira.
35.000 kg de tinta depois, e com 700 pinceladas finais de Miquel Barceló a passar tinta branca nas estalactites com vassouras de rua, estava concluída a obra.

5 comentários:

Jad disse...

Deve ser interessante... mas confesso que tenho algum receio de um dia poder cair alguma estalactite na cabeça de alguém. Será que aguenta 60 anos (aqueles que são evocados)...

Anónimo disse...

Deve ser giro pelo menos cortou a monotonia do branco e pode ser que grite em voz alta que da teoria à prática vai uma distância.
A.R.

LUIS BARATA disse...

As estalactites foram coladas usando uma fórmula aperfeiçoada da super-cola epoxy, pelo que se espera que durem bastante, mas que nunca se sabem.
Se for para cair alguma, que seja quando algum discurso hipócrita sobre direitos humanos esteja a ser feito naquela sala.

LUIS BARATA disse...

No comentário anterior, eu queria dizer : "mas nunca se sabe".

Miss Tolstoi disse...

Ao vivo (e a cores) deve ser delirante.