Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 11 de março de 2009

MULHERES EM ATENAS as Legitimas e as Outras Ana Lucia CURADO


ANA LÚCIA CURADO
MULHERES EM ATENAS
As Mulheres Legítimas e as Outras
Lisboa: Sá da Costa Editora, 2009
Sobre o livro:
A jovem Ana Lúcia Curado … foi a última doutoranda e (pelo que vemos) pode ser a legítima herdeira dessa grande senhora das Humanidades que foi a Prof.ª Dr.ª Maria Helena da Rocha Pereira. O livro da doutora pela Universidade de Coimbra sobre As Mulheres em Atenas traz decisiva e dificilmente ultrapassável contribuição para o conhecimento de um até aqui recôndito e difícil objecto de estudo: a vida pessoal e social da mulher grega. Pois agora, através de uma minuciosa e argutíssima análise das alegações em processos judiciais produzidas pelos grandes causídicos atenienses (oradores como Lísias, Isócrates, Demóstenes, Ésquines e outros), Ana Lúcia Curado consegue dar-nos a ver a vida concreta, quotidiana das mulheres (e homens) atenienses de há dois mil e quinhentos anos.
(Professor Pedro Isidoro, no blog Tonel de Diógenes)

À venda em qualquer boa livraria
ou directamente da
Largo de Camões, 22-4º
1200-243 Lisboa Portugal
Telef.: +351 21 347 71 88
Fax +351 21 343 23 65
Ana Lúcia Curado

Professora da Universidade do Minho, Doutorada em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra. É autora do livro Cartas Italianas de Verney (Lisboa, Sílabo, 2008) e editora do livro A Antiguidade e Nós. Herança e Identidade Cultural (Braga, Universidade do Minho, 2006). É tradutora de textos clássicos e ensaísta.


Universidade do Minho


Instituto de Letras e Ciências Humanas


Campus de Gualtar


4710 - 057 Braga


Portugal
Telefone: +351-253604170


Fax: +351-253676387


alcurado@ilch.uminho.pt

alcurado@gmail.com

3 comentários:

Anónimo disse...

Mesmo apropriado, no seguimento da Mariquinhas...
M.

Anónimo disse...

Desconhecia, obrigada.
A.R.

Ana disse...

Ana Lúcia Curado é a minha professora de Estudos Clássicos na Universidade do Minho...tenho muita sorte em tê-la como professora..estamos actualmente as estudar o seu livro e os casos apresentados neste...casos jurídicos em plena Atenas da Antiguidade...Posso dizer com certeza que para além de ser uma excelente escritora é uma pessoa fantástica e descontraída, com um sentido de humor fantástico..
XD