Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 13 de março de 2009

Crime em Carnaxide ...e não só


Foi uma das notícias de ontem o ocorrido nas instalações da SIC, em Carnaxide: na quarta-feira, ao início da manhã, um homem arrombou a janela do gabinete de Francisco Pinto Balsemão sito no rés-do-chão do edifício, e preparava-se para fugir com o monitor LCD do computador quando foi surpreendido por uma funcionária de limpeza, tendo fugido sem o dito monitor.
E logo se pronunciaram vários funcionários da empresa: "Há um clima de insegurança na SIC. Qualquer pessoa salta a vedação do parque de estacionamento e consegue aceder aos gabinetes através das janelas", " Insegurança dentro e fora do espaço da SIC. Há duas semanas houve cinco assaltos a carros e as pessoas têm medo de andar aqui".
Não tinha conhecimento desta vaga de criminalidade em Carnaxide, mas não me surpreende já que é consentânea com o aumento geral da criminalidade conforme consta do Relatório de Segurança Interna sobre 2008 que vai ser divulgado hoje oficialmente pelo Governo.
E qual é a conclusão geral deste relatório? Ficamos a saber que em 2008 houve um aumento de 11% da criminalidade, o maior desde há dez anos.
Ou seja, os números oficiais confirmam finalmente o que a imprensa vinha revelando, alguns portugueses sentido na pele, e a opinião pública comentando.
E não nos podemos esquecer que estes números traduzem apenas o número de queixas apresentadas, sempre inferior ao número real de ocorrências.

Sem comentários: