Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 10 de março de 2009

Sobre a blogosfera

Este texto da Laurinda Alves foi publicado no Público do dia 20 de Fevereiro, e talvez o tenham então lido. De qualquer modo, e porque me identifico bastante com as posições dela, aqui fica este excerto:

" (...) a blogosfera não é apenas um infinito sistema de vasos comunicantes; também é uma realidade de extraordinária fidelidade. Os leitores dos blogues são por definição atentos, dedicados e fiéis, e isso é uma surpresa feliz. Note-se que não falo dos leitores em abstracto, mas dos grupos concretos que se juntam em cada blogue e criam pequenas e grandes comunidades de amigos e conhecidos. Embora a blogosfera também seja uma imensa maioria silenciosa, na verdade há sempre os que partilham, os que concordam e os que discordam e, nesta lógica, há um movimento perpétuo que alimenta os que escrevem mas também os que apenas lêem. Ao longo dos meses, vou assistindo a discussões mais ou menos acesas, a debates de ideias, a provocações e a trocas de impressões nem sempre fáceis de encaixar mas quase sempre fascinantes pelos mundos que revelam e encerram. E gosto desta vida que existe neste registo on-line e da variedade de expressões que encontro em cada dia. Sou muito fiel aos meus blogues favoritos e nisso percebo que os outros também sejam aos deles, mas todos os dias descubro mais uns quantos que prendem a minha atenção pela originalidade, pela coragem, pela capacidade de acrescentar ideias, pela profundidade da partilha e pela incrível actualidade dos posts e comentários. Sim, porque o imediatismo com que se comenta a actualidade política e outras é viciante. (...) "

2 comentários:

Anónimo disse...

Achei engraçado, e a maioria das vezes não concordo com ela.
Também não a tenho lido, porque raramente leio o Público, só às sextas e só às vezes.
M.

ana disse...

Também é raro ler o Público. li alguns artigos de Laurinda Alves que gostei e outros que não. Acho engraçada a análise que el faz da blogosfera.